Espaço para os amantes estudantes e seguidores da Música

domingo, 28 de agosto de 2011

Matemática e Música: uma equação que deu certo.

A música e a matemática podem estar muito mais relacionadas do que se imagina. A organização de escalas musicais ocorreu de diversas maneiras em diferentes povos e épocas. Teóricos musicais como Pitágoras, Arquitas, Aristoxeno, Erastóstenes construiram escalas a partir de diferentes critérios.
As primeiras relações entre a matemática e a música surgiram no século VI a.C., quando Pitágoras realizou experiências com um instrumento provavelmente criado por ele: o Monocórdio, uma única corda estendida entre dois cavaletes fixos sobre uma prancha ou mesa. Pitágoras descobriu a relação entre o comprimento de uma corda vibrante e o tom musical produzido por ela.
Ao pressionar um ponto localizado a 3/4 do comprimento da corda e tocando-a em seguida, o tom era de uma quarta acima do tom emitido pela corda inteira. Quando a pressão era 2/3 do tamanho original da corda, ouvia-se uma quinta acima e a 1/2, chegava-se à oitava numarelação de freqência de 2:1, uma quinta em 3:2, uma quarta em 4:3, e um tom em 9:8.
Dessa forma foi possivel determinar matematicamente a entonação de todo um sistema musical e os intervalos ganharam o nome de consonâncias pitagóricas.
Bach foi o primeiro músico a sistematizar os acordes e aplicá-los em suas obras de piano, cravo ou órgão. Como Pitágoras, ele percebeu que, ao separar as notas musicais de determinadas formas, os sons produzidos eram mais ou menos agradáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário